miércoles, 9 de mayo de 2012

Dira Paes defende confisco de terras para quem explora trabalho escravo



 DESTAQUE 
Dira Paes defende confisco de terras para quem explora trabalho escravo
(6’41” / 1,53 Mb) - Ainda nesta semana, o Congresso Nacional retoma a votação da Proposta de Emenda Constitucional 438/01, a “PEC do Trabalho Escravo”, que pretende banir do Brasil esse tipo de exploração. Estimativas do Ministério do Trabalho indicam que, desde 1995, aproximadamente 42 mil trabalhadores foram resgatados de situação semelhante à de escravidão.

MAIS ÁUDIOS
Apesar dos 59 mortos, trabalhadores da Shell e Basf continuam sem plano de saúde 
(1’37” / 380 Kb) - Permanece indefinida a situação de trabalhadores e moradores contaminados por produtos químicos em uma fábrica que pertenceu à Shell e à Basf, no município paulista de Paulínia. Ainda não há previsão para o julgamento, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), da ação que pode garantir o direito a um tratamento de saúde, além de reparação financeira pelos danos sofridos.


Violência contra as mulheres cresceu 200% em 30 anos 

(1’47” / 418 Kb) - Entre os anos de 1980 e 2010 aproximadamente 91 mil mulheres foram assassinadas no Brasil. O “Mapa da Violência no Brasil 2012” apresentou nesta semana, um caderno especial denominado “Homicídio de Mulheres no Brasil”. No documento consta que a última década concentrou 43,5% das ocorrências do período avaliado.
Adolescentes são explorados por “olheiro” e clube no Campeonato Paulista 

(1’28” / 346 Kb) - A Justiça condenou o clube de futebol Portuguesa Santista e o “olheiro” Ronildo Borges de Souza por manterem 12 adolescentes alojados em condições precárias, sem alimentação e em meio à falta de higiene. Os jovens foram trazidos do interior do Pará até a cidade de Santos (SP), sob a promessa de que iriam disputar campeonatos sub-15 e sub-17 no estado.
Movimentos lançam Frente Pró-Cotas para legitimar decisão do STF em SP

(1’34” / 368 Kb) - Pelo menos 40 organizações populares se reuniram nesta terça-feira (9)  e lançaram a Frente Pró-Cotas Raciais do Estado de São Paulo. O encontro ocorreu na Câmara dos Vereadores da capital, duas semanas após o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar a constitucionalidade da reserva de vagas para negros em instituições públicas de ensino.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Criticidad, honestidad intelectual y de todas las especies, creatividad, denuncia y anuncio...

Los más leídos

Novelas, cuentos y relatos

Fernando Albrecht: todos sus libros en una web

Libros de Fernando Albrecht  Óleo - Griselda Abdala- Buenos Aires   Encontrarás aquí las novelas, cuentos, relatos y crónicas ...